Vulva

Vulva é a designação dos órgãos genitais externos da mulher, que rodeiam a abertura da vagina.Em geral, antes da primeira relação sexual, uma membrana delgada, himen, cobre parcialmente a abertura da vagina. A abertura vulvar está rodeada por dois pares de pregas de tecido, os pequenos e os grandes lábios. As pregas internas (pequenos lábios) estão localizadas na parte anterior, junto ao clítoris, protuberância constituída por tecido sensível e erétil. A abertura da uretra está situada imediatamente a seguir ao clítoris.

As perturbações que podem originar uma vulvite, ou inflamação da vulva, são relativamente frequentes. Esta pode ser provocada pelo uso de roupa interior apertada, pela contaminação através da urina ou das fezes e por reações alérgicas locais a detergentes e a medicamentos. Outras vezes, a vulvite deriva de uma causa mais grave. Assim, um certo número de infeções, como o gonorreia e a sífilis, podem afetar quer a vulva, quer a vagina, dando origem a uma vulvovaginite.

Com muita frequência, a vulvite é acompanhada de pruido intenso e ardor doloroso. A intumescência e a vermelhão podem ser muito ou pouco acentuadas. Em qualquer caso, deve-se sempre consultar o médico quando se verificar estes sintomas.