Varizes

Varizes são veias anormalmente dilatadas e nodosas, superficiais ou profundas, localizadas, com maior frequência, nos membros inferiores. A permanência em pé durante longos períodos de tempo favorece o aparecimento de varizes nas pernas. A verificação de maior incidência destas varizes em determinadas familias leva a crer numa predisposição familiar para o enfraquecimento das paredes das veias safenas.

Frequentemente, as varizes surgem nas mulheres durante a gravidez. Se já existirem anteriormente, elas agravam-se durante este período. As veias varicosas requerem uma atenção especial durante a gravidez, devido ao perigo de flebite.

As varizes podem provocar uma sensação de mal estar, purido ou peso nas pernas, ou mesmo tornar-se muito dolorosas. Se não forem tratadas, podem causar uma inflamação da pele, que, por sua vez, pode dar origem a úlceras ou outras complicações.

TRATAMENTO: Em casos graves deve-se consultar o médico.

Nos casos ligeiros, deve-se evitar a permanência de pé durante longos períodos de tempo e descansar com frequência, mantendo as pernas ligeiramente elevadas. O uso de meias elásticas evita a intumescência das veias. É ainda aconselhável andar a pé, pois a marcha estimula a circulação nas pernas.

OUTROS TIPOS DE VARIZES: Quando a dificuldade circulatória se localiza nas veias hemorroidárias, podem surgir varizes nessa região, denominadas hemorródas. Ocorrem ainda varizes com outras localizações, como as varizes esofágicas, que podem derivar de uma dificuldade na circulação hepática.