Varíola – sintomas

24 Out, 2012

A varíola é uma doença causada por vírus, muito contagiosa, caraterizada por uma eupção da pele, que deixa pequenas cicatrizes côncavas. Por vezes, provoca cegueira e pode ser fatal.

SINTOMAS: A varíola tem um periodo de incubação médio de dez a catorze dias. Cerca de três dias após o aparecimento de sintomas como febre, dor de cabeça e náuseas, surgem umas pequenas manchas  rosadas no rosto, que alastram depois por quase por todo o corpo. Mais tarde, essas manchas transformam-se em vesículas e, depois, em pústulas. Estas pústulas, por sua vez, transformam-se em crostas, que, ao cairem, deixam cicatrizes em forma de pequenas cavidades.

PREVENÇÃO: A inoculação da vacina contra a varíola confere uma imunidade razoável em relação a esta doença, que se encontra sob o contrôle dos serviços de saúde pública. A Organização Mundial de Saúde e os diversos departamentos nacionais de saúde pública mantêm uma constante vigilância, a fim de evitar a propagação da doença. Quando ocorre um caso de varíola, o doente deve ser mantido isolado.