Varicela

5 Jun, 2012

A varicela é uma doença contagiosa, provocada por um vírus. Aliás, a varicela e o sarampo são as doenças mais contagiosas, logo, as mais comuns nas crianças. Esta afeção manifesta-se pelo aparecimento de borbulhas (em regra, principalmente no peito), que, depois, se transformam em bolhas e quando secam, formam crostas.

As bolhas ,que não irrompem simultaneamente em todo o corpo , provocam prurido, o qual pode ser aliviado com um banho de água fria, em que se dissolve duas ou três mãos cheias de amido. Uma criança com varicela deve ser impedida de coçar-se; como precaução, convém lavar-lhe bem as mãos frequentemente e cortar-lhe as unhas rentes, a fim de reduzir o perigo de uma infeção secundária.

A varicela é uma doença benigna, no entanto, logo aos primeiros sintomas, deve-se consultar o médico, a fim de se evitar o risco de confundir esta afeção com a varíola, doença semelhante, mas extremamente grave.

Na maioria dos casos, a varicela é tratada com repouso na cama, ingestão de muitos liquidos e administração de antipruriginosos, até que a temperatura normalize.Uma vez caídas as crostas, cessa o perigo de contágio.