Vagina

12 Out, 2012

A vagina é o canal de passagem entre o colo do útero (cervix) e os órgãos externos (vulva) do aparelho genital feminino.

No ato sexual, ou coito, a vagina torna-se uma espécie de bainha que envolve o pénis erecto. Os espermatozóides são lançados pelo pénis dentro da vagina. A concepção verifica-se quando alguns espermatozódes, depois de atravessarem o útero, se encontram com o óvulo numa das trompas de Falópio.

Normalmente, a vagina mede 7 a 9 centimentros.As suas paredes são formadas por tecido fibroso e muscular e revestidas por uma membrana mucosa. A vagina distende-se durante o parto, atingindo uma dimensão várias vezes maior que o seu tamanho normal.

Vários tipos de infeção podem atingir a vagina, produzindo por vezes inflamação (vaginite) e outros sintomas. Ocasionalmente, um quisto ou um cancro pode formar-se na vagina. Entre a vagina e a bexiga ou o reto pode surgir uma passagem anormal, denominada «fístula». É aconselhável que todas as mulheres se submetam periodicamente a um exame vaginal e ao teste de Papanicolaou.

VAGINISMO: Contrações espasmódicas e dolorosas da vagina, que impedem a realização satisfatória do acto sexual.