Urticária

25 Set, 2012

Urticária é uma reação alérgica aguda ou crónica. Manifesta-se sob a forma de borbulhas, que produzem ardor e prurido. A área desta erupção cutânea oscila entre pequenos pontos e círculos com cerca de 10 cm de dâmetro.

Habitualmente, a urticária é provocada por uma sensibilidade em relação a certos alimentos. Por vezes, existe uma sensibilização à penincilina, à aspirina ou a outros medicamentos. Em certos casos, o pó e os pólenes também podem causar urticária. Noutros casos ainda, a erupção cutânea é originada pela tensão emocional.

Um tipo mais grave de urticária, chamado «angioedema» (edema angioneurótico), carateriza-se pela intumescência dos lábios, da lingua, das pálpebras, da garganta e de outras partes do corpo. Esta situação exige cuidados médicos imediatos.

Existem várias medidas simples que propocionam alívio para o prurido e o ardor da urticária vulgar, como, por exemplo, um banho de imersão em água morna em que se dissolveu duas chávenas de amido. A aplicação sobre a pele de loção de calamina ou uma pasta de bicarbonato de sódio também pode ser eficaz. Se o prurido persistir, o médico poderá receitar um medicamento para o aliviar.