Trombose – tratamento

13 Out, 2012

Trombose é a oclusão ou bloqueio de um vaso sanguíneo, ocasionado por um coágulo sanguíneo (trombo) que se formaou nesse vaso. Se ocorrer numa artéria que conduz o sangue para um braço ou para uma perna, a trombose pode dar origem à gangrena. Se surgir numa artéria do cérebro ou numa artéria do pescoço que se dirija para o cérebro, pode causar um acidente vascular cerebral. Se ocorrer numa artéria que irrigue o coração, a trombose, denominada trombose coronária, pode ocasionar um ataque cardíaco.

Nas veias, a trombose é mais frequente nas pernas e na pelve, embora possa também ocorrer na veia porta que recebe o sangue do fígado.

TRATAMENTO: Nesta situação, são administrados medicamentos denominados «anticoagulantes», que se destinam a evitar a tendência do sangue para a formação de coágulos. Podem também ser prescritos vasodilatadores, que provocam a dilatação dos vasos sanguíneos, permitindo, deste modo, que o sangue circule mais livremente. Torna-se indispensável o repouso no leito (e, no caso de ter sido afetado um membro, a sua elevação) até que o coágolo se dissolva.