Triquinose

14 Out, 2012

Triquinose é uma doença causada pela infestação do organismo por um verme parasita denominada Trichinella spiralis, ou triquina. A triquinose é uma doença do gado suíno transmitida ao homem pela carne de porco infestada e comida crua ou mal cozinhada.

As larvas penetram na corrente sanguínea, espalhando-se por todos os órgãos e tecidos do organismo. Na maior parte dos tecidos, causam uma inflamação e são destruídas e regeitadas pelas defesas do organismo. Contudo, sob a forma de quistos localizados nas fibras musculares, podem sobreviver durante anos.

SINTOMAS: Durante a primeira semana, surgem febre, náuseas, vómitos, diarreia e dores abdominais. No período de duas semanas, durante o qual as larvas se deslocam no organismo, pode haver dores nos músculos e intumescência nas pálpebras superiores e de outras áreas afetadas. Nesta fase, são frequentes arrepios e transpiração abundante. Gradualmente, os sintomas vão diminuindo e desaparecendo, à medida que as larvas se enquistam nos músculos. Hoje, o tratamento habitual da triquinose consiste na administraçaõ por via oral de tiabendasol e o mebendazol, repouso no leito e na adoção de um regime alimentar muito nutritivo durante a fase aguda da doença.

PRVENÇÃO: É necessário cozinhar bem a carne de porco e todos os seus derivados, como as salsichas e os enchidos, a fim de destruir quaisquer triquinas que possam conter. A incidência da triquinose tem diminuído consideravelmente graças às medidas oficiais de fiscalização da carne de porco e dos seus derivados.