Tosse

TosseExpulsão forçada e ruidosa do ar da respiração. A tosse representa uma tentativa para remover das vias respiratórias tudo aquilo que possa causar irritação, como, por exemplo, o muco. Por vezes, essa irritação é provocada pela bronquite (inflamação dos brônquios) ou pelo fumo do tabaco. A tosse pode ser sintoma de várias afeções que vão desde a constipação vulgar até às doenças mais graves, como a tosse convulsa, o enfisema, a tuberculose e a neoplasia do pulmão. Se a tosse persistir durante várias semanas, ou se for acompanhada de expetoração sanguinolenta, deve-se consultar imediatamente o médico. A tosse nas crianças exige cuidados médicos imediatos.

A tosse pode ser aliviada por meio de antitússicos, que são eficazes em grande parte dos casos. Na sua maioria, estes medicamentos, pelo facto de conterem codeína, criam habituação, devendo ser tomados sob orientação médica.

É conveniente lembrar que a tosse tem uma finalidade útil. Trata-se de um mecanismo reflexo que ajuda a eliminar das vias respiratórias poeiras, mucosidades ou outras substâncias irritantes. Por esta razão, não é aconselhável tomar medicamentos que suprimam completamente a tosse. apenas o médico pode decidir se ela deve ou não ser eliminada. Os anti-histamínicos podem ser prescritos com a finalidade de diminuir as secreções.

Muitas vezes, a adoção de medicamentos simples ajuda a reduzir a tosse. Se as membranas nasais estiverem congestionadas, o uso de um vaporizador pode proporcionar alívio. Algumas vezes, a ingestão de leite ou chocolate quentes também pode ser eficaz.