Torcicolo

27 Set, 2012

Torcicolo é a designação da rigidez dos músculos do pescoço, acompanhada ou não de dor. O torcicolo pode ser provocado por tensão nervosa, exposição a correntes de ar ou postura incorreta. Geralmente, a aspirina e as aplicações de calor propocionam alívio para esta afeção.

Contudo, se for muito doloroso, o torcicolo poderá ser um sintoma precoce de doença infeciosa grave, especialmente nas crianças. Se for acompanhado de febre, dores de cabeça e náuseas, exige cuidados médicos imediatos.

O torcicolo pode também resultar de certas lesões, como a chicotada cervical, muitas vezes causada por acidentes de automóvel.

Por vezes, a rigidez dos músculos do pescoço é congénita e pode derivar de uma lesão do parto. Nestes casos, os músculos de um dos lados do pescoço obrigam a cabeça a inclinar-se em direção ao ombro. O tratamento consiste na aplicação de massagens e no cuidadoso estiramento dos músculos afetados. Nos casos graves, torna-se por vezes necessário recorrer à cirurgia. O tratamento imediato é essencial.

Nos adultos, o torcicolo pode resultar de reumatismo crónico.