Teste de personalidade

12 Set, 2012

Teste de personalidade, qualquer teste destinado a revelar as caraterísticas do comportamento e do temperamento. Estes testes são amplamente utilizados nas empresas (recrutamento de pessoal), nos estabelecimentos de ensino e nas instituições hospitalares (para o tratamento de doentes mentais). Os testes de personalidade são válidos apenas quando realizados e interpretados por pessoas qualificadas.

O Teste de Rorschach (também chamado teste do borrão de tinta) é um dos mais antigos testes de personalidade. A pessoa submetida a este teste observa dez cartões normalizados, cada um dos quais contém um borrão de tinta diferente. Seguidamente, deverá descrever o que cada uma dessas formas lhe sugere. Nestas respostas, a pessoa projeta a sua personalidade, fornecendo indicações sobre o seu temperamento, desenvolvimento intelectual e perspetiva da vida.

Noutro teste de personalidade, são apresentadas centenas de afirmações sobre sentimentos e atitudes. A pessoa submetida ao teste emite a sua opinião sobre cada uma dessas afirmações, assinalando-a como «falsa» ou «verdadeira». As suas respostas são então interpretadas por comparação com as correspondentes a tipos de personalidade tipícos, como o agressivo, impulsivo, nervoso ou deprimido.

Os testes de personalidade, muito difíceis de interpretar, apresentam limitações, fornecendo apenas algumas informações sobre o caráter e o temperamento da pessoa e os seus problemas emocionais. No entanto, em muitos casos, constituem valiosos meios de diagnóstico.