Surdez

24 Set, 2012

A surdez é a perda parcial ou total da capacidade auditiva. Hoje em dia, os aparelhos auditivos e as técnicas médicas podem ajudar a resolver os problemas relacionados com a audição.

A diminuição da capacidade auditiva pode ter origem em numerosas causas. Pode ser congénita ou resultar de uma doença. A existência de cera no ouvido, uma infeção no ouvido médio, a otoesclerose (ossificação exageradada ouvido médio), a sífilis ou determinadas drogas podem produzir uma diminuição da audição. A contínua exposição a um barulho excessivo pode também produzir o mesmo efeito.

Há dois tipos de surdez. Na surdez nervosa, o tecido nervoso não pode ser reparado; contudo, a perda da audição é, por vezes, apenas parcial.

Na surdez de condução, verifica-se em enfraquecimento ou bloqueio das estruturas do ouvido, tais como os ossículos, o timpano ou o canal auditivo. Muitas destas afeções podem ser remediadas ou curadas com tratamento médico ou cirúrgicos, podendo também ser solucionadas com o recurso a um aparelho auditivo cuidadosamente ajustado por um médico especialista.

SINAIS DE ALARME: Um zumbido persistente, a dor nos ouvidos e uma descarga de pus ou sangue pelo canal auditivo podem ser indícios de graves problemas de audição. Qualquer destes sintomas revela a necessidade de um exame médico urgente. O tratamento a tempo de uma infeção ou de uma anomalia dos ouvidos reduz as probabilidades de uma diminuição de audição.