Sumagre venenoso (Rhus toxicodendrum)

14 Fev, 2013

Sumagre venenoso (Rhus toxicodendrum)Sumagre venenoso é a designação de uma planta, cuja seiva oleosa provoca uma erupção cutânea acompanhada de prurido. O sumagre venenoso pode ser uma planta rastejante, um arbusto ou ainda uma planta trepadeira. O contorno das suas folhas pode apresentar-se denteado ou liso. No entanto, as suas folhas crescem sempre em grupos de três.

Na maioria dos casos, a erupção provocada pelo sumagre venenoso deriva do contato direto com esta planta, embora possa também ser causada pelo contato com objetos contaminados pela seiva, como ferramentas, vestuário ou o pêlo de animais domésticos. O fumo da planta queimada pode igualmente causar erupções na pele e quando inalado , provocar graves inflamações do aparelho respiratório. O sumagre venenoso é perigoso mesmo quando a planta está morta ou seca.

SINTOMAS E TRATAMENTO: A sensibilidade ao sumagre venenoso varia de pessoa para pessoa e pode surgir após muitos anos de imunidade. A erupção cutânea manifesta-se primeiramente por uma sensação de ardor e prurido na área da pele atingida pela seiva da planta, seguindo-se o aparecimento de bolhas de água.

Não se deve coçar a pele, a fim de evitar a infeção. A aplicação de loção de calamina ou de compressas de água fria pode propocionar alívio. Nos casos graves, em que a  erupção é acompanhada de grandes bolhas, inflamação extensa e mesmo fébre, torna-se necessário tratamento médico. São indispensáveis os cuidados médicos nos casos em que a inflamação atinja áreas muito sensíveis, tais como o rosto e os órgãos genitais.

PREVENÇÃO: É importante aprender a identificar esta planta e outras da mesma família. Quando, acidentalmente, se toca em algumas delas, deve-se lavar e esfregar cuidadosamente a área da pele atingida com água e sabão. O vestuário que tiver sido contaminado pela seiva deverá ser lavado ou limpo a seco.