Sistema nervoso

10 Fev, 2013

Sistema nervosoO sistema nervoso é um conjunto de células nervosas que controla a atividade interna do organismo e as respostas deste aos estímulos do mundo exterior. Os biliões de células nervosas existentes no organismo estão organizadas num único sistema integrado, mas é conveniente considerar o sistema como sendo formado por partes distintas.

O sistema nervoso central compreende o encéfalo e a medula espinal. Todos os nervos que se ramificam a partir do sistema nervoso central e penetram em todas as partes do organismo constituem o sistema nervoso periférico. O sistema periférico inclui os 12 pares de nervos cranianos que estão ligados diretamente ao cérebro e os 31 pares de nervos espinais que se ramificam a partir da medula espinal. O sistema periférico contém também numerosos grupos de corpos de células nervosas conhecidos por ganglia.

O sistema nervoso autónomo regula atividades automáticas, como . O sistema o trabalho cardíaco, a respiração, a secreção glandular e o peristaltismo. O sistema nervoso somático serve os órgãos dos sentidos e os músculos estriados.

O sistema autónomo é composto por dois subsistemas, o sistema nervoso simpático e o sistema nervoso parassimpático. Estes dois subsistemas atuam em oposição um ao outro; por exemplo, o coração é acelerado por impulsos simpáticos e travado por impulsos do sistema parassimpático. A atividade automática, involuntária, de todos os órgãos internos, é regulada de uma forma semelhante.

O centro de contrôle do sistema autónomo está situado sobretudo no hipotálamo, localizado no cérebro.