Sistema de digestão

20 Ago, 2012

O sistema de digestão é o processo pelo qual os alimentos se transformam em elementos mais simples, para que possam ser absorvidos pela corrente sanguínea e darem depois origem à formação de energia, à reconstrução dos tecidos e ao crescimento. A digestão realiza-se no tubo digestivo, que compreende a boca, o estômago, o intestino delgado e o intestino grosso ou cólon.

A digestão começa logo que os alimentos entram na boca , onde são mastigados até ficarem com uma fina contextura. Três pares de glândulas salivares segregam a saliva para a boca, humedecendo os alimentos. A ptialina, enzima da saliva, atua sobre os hidratos de carbono (amidos e açúcares) e começa a transformá-los numa forma mais digerível.

Os alimentos entram no estômago, através do esófago, impulsionados pelas contrações musculares deste órgão (peristaltismo). O estômago, órgão muscular semelhante a uma gaita de foles, ajuda a triturar os alimentos por meio de contrações e são misturados com os sucos gástricos (pepsina, lipase e ácido clorídrico), segregados pelo estômago que os ajudam a tornar-se absorvíveis. Algumas horas depois, o bolo alimentar (tudo o que primeiro constituia os alimentos), foi triturado e transformado num líquido ácido chamado quimo, que sai do estômago e entra no intestino delgado. É aqui no intestino delgado que se realiza a absorção dos alimentos. Em seguida, a massa que não foi absorvida é expelida pelo cólon.