Sintomas de hiperatividade na criança

3 Set, 2011

A criança hiperativa é aquela que apresenta um grau de atividade maior do que outras crianças da mesma faixa etária.

O impacto sobre a sua aprendizagem leva ao desinteresse e desmotivação, fazendo deste tipo de criança normalmente desorganizada e com muitas dificuldades em concretizar uma tarefa, sem saltar para outra.

A hiperatividade pode ter vários graus de intensidade, variando de leves a graves. A hiperatividade pode comprometer o desenvolvimento da criança e atá a sua comunicação linguística.

O sintomas da hiperatividade normalmenta são:

– Dificuldade em organizar e projectar tarefas

– Dificuldade para adormecer e manter-se calma e serena durante o sono.

– Costuma ter poblemas sociais, por ser barulhenta, agressiva e sem paciência para com o restantes elementos do grupo.

– A distracção afecta-os de tal forma que ao mínimo barulho reagem e se distraem completamente.

Para estas crianças é também difícil de lidar com a insatisfação dos pais, professores, encarregados de educação ou outros que com ele convivem diariamente. Filhos de pais hiperativos, com o ambiente um pouco alterado em casa, pode ajudar a piorar a situação, agravando a doença. Existe então necessidade dos progenitores pedirem ajuda. Nestes casos a medicação é fundamental, assim como horas de descanso. Este tipo de crianças hiperativas não têm que ser menos inteligentes do que outras sem este problema. A razão de fraco aproveitamento na infância, quase sempre é provocada pela falta de atenção, porque quando a criança investe pouco que seja, ela consegue. Isto quer dizer que ela é inteligente, só que não consegue estar atenta e desiste.

Este tipo de problema é ainda causador de acidentes na própria casa e idas à urgência, pois a criança não pára e como está sempre em movimento procura o perigo a toda a hora. Os divórcios nestas famílias são também mais comuns do que em famílias normais, tal é o grau de desgaste com a criança.