Sintomas da gripe

11 Set, 2012

A gripe é uma doença infeciosa aguda, cujos sintomas incluem arrepios e febre, dores de cabeça, perda de apetite, dores por todo o corpo, debilidade e inflamação das membranas mucosas do nariz e da garganta.

O vírus da gripe enfraquece as defesas do organismo contra as bactérias, aumentando a suscetibilidade a determinadas infeções, como a pneumonia, que pode ser provocada pelo próprio vírus da gripe ou resultar de uma infeção bacteriana secundária. Nos casos mais ligeiros, os sintomas agudos duram normalmente apenas alguns dias, seguindo-se um restabelecimento gradual.

TRATAMENTO: Não existem medicamentos específicos para a gripe. O doente deve permanecer na cama enquanto apresentar os sintomas agudos, retomando gradualmente as suas atividades normais durante a convalescença. O médico poderá receitar medicamentos para aliviar os sintomas, bem como antibióticos adequados, caso se manifeste uma infeção bacteriana ou se verifique uma ameaça de infecção.

IMUNIDADE TEMPORÁRIA: Pode-se obter imunidade temporária em relação a um determinado vírus de gripe por meio da inoculação de uma vacina desse mesmo vírus. A imunidade surge apenas duas semanas após a vacinação.