Silicose

24 Set, 2012

A silicose é uma doença pulmonar causada pela inalação de poeiras de sílica durante anos. Os operários que trabalham em pedreiras, os cantoneiros e trabalhadores que lidam com areia e pedra britada são frequentemente atingidos por esta afeção. A silicose desenvolve-se gradualmente e, muitas vezes, de forma insiduosa. Provoca dificuldades respiratórias e uma tosse seca constante. As poeiras de sílica produzem fibrose nos tecidos pulmonares e no seu espessamento, tornando o doente suscetível à bronquite, enfisema e tuberculose.

Uma doença pulmonar semelhante, que atinge os operários das minas de carvão, a antracose ou antrassilicose, produz o enegrecimento dos pulmões, o que explica a designação popular de pulmão negro.

PREVENÇÃO: A silicose e a antracose são doenças graves. Os trabalhadores expostos às poeiras de sílica (ou de carvão) devem usar máscaras, mesmo que exita no local onde trabalham um equipamento especial de ventilação, para explir as poeiras. As radiografias ao tórax, tiradas periodicamente, ajudam a detetar os primeiros sintomas de ambas as doenças, possibilitando o seu tratamento numa fase inicial e impedindo o seu avanço insidioso.