Sarampo

24 Set, 2012

O sarampo é uma doença infeciosa causada por um vírus. O sarampo pode atingir pessoas de todas as idades; contudo, a maior parte dos adultos possui uma imunidade em relação a esta doença pelo facto de a ter contraído em criança. Os bebés cujas mães já tiveram sarampo adquirem uma imunidade temporária durante o primeiro ano de vida.

Os primeiros sintomas são semelhantes aos do resfriado: olhos lacrimejantes, espirros, tosse e fluxo nasal. Por vezes, a temperatura ultrapassa os 40º C  no quarto dia de doença. A erupção cutânea caraterística aparece três a cinco dias após a manifestação dos outros sintomas e dura quatro a sete dias. A febre baixa quando se manifesta a erupção.

O completo restabelecimento dá-se normalmente num período de poucas semanas, se não surgírem complicações. Os doentes com sarampo devem ficar isolados, não só para não propagarem a doença, mas também para evitarem outras infeções.

Existe, desde 1963, uma vacina contra o sarampo, que deu origem a uma drástica diminuição na incidência desta doença. As crianças devem ser vacinadas quando tiverem cerca de um ano de idade. Uma única inoculação confere imunidade provavelmente para toda a vida.