Respiração artificial

8 Jan, 2013

Respiração artificialRespiração artificial é quando alguém deixa de respirar, a sua sobrevivência depende da aplicação imediata da respiração artificial.

Ao mesmo tempo, convém que outra pessoa se encarregue de telefonar para o hospital, para a polícia ou para os bombeiros, a fim de que o doente seja imediatamente conduzido a uma unidade de ressuscitação. É essencial continuar a respiração artificial, sem interrupção, até à chegada de socorros, ou até que a pessoa tenha recomeçado a respirar.

Muitas vezes, a aplicação da respiração artificial representa a salvação de um sinistrado, em caso de vida ou de morte como afogamento, eletrocussão, estrangulamento, sufocação, inalação de monóxido de carbono e intoxicações causadas por doses exageradas de determinados medicamentos (comprimidos para dormir). A paragem da respiração encontra-se quase sempre associada a paragem cardíaca ou a paragem do batimento cardíaco, pelo que a aplicação da respiração artificial deve ser acompanhada da técnica para estimular o funcionamento do coração.