Remédio caseiro para prevenir a cárie dentária

Remédio caseiro para prevenir a cárieA coroa, parte do dente situada acima da superfície da gengiva, é revestida por uma camada de esmalte. Esta camada apresenta maior espessura na superfície triturante, que se desgasta com o uso. A raíz do dente está implantada no osso maxilar e coberta por uma fina camada semelhante ao osso, o cimento. Sob a camada de esmalte encontra-se uma substância elástica, resistente, branco esmeralda, que cobre a cavidade pulpar. Desta cavidade parte o canal radicular, que contém vasos sanguíneos e fibras nervosas.

Na maioria dos casos, a cárie dentária começa no lado externo do dente, no esmalte, com uma porção de bactérias e resíduos de alimentos, não ocupando um área maior do que a cabeça de um alfinete. Essas bactérias prosperam melhor nos alimentos farináceos e doces, que transformam em ácido lático. O esmalte dos dentes deixa-se todovia dissolver, rápida e definitivamente, pelo ácido lático. Escavando, com a sua ação corrosiva, minúsculos orifícios e canais na superfície do dente, o ácido lático abre caminho para a invasão das bactérias.

ALGUNS REMÉDIOS CASEIROS PARA COMBATER A CÁRIE

CENOURA: Antes do almoço comer cenouras cruas. Deve mastigar bem as cenouras.

TOMILHO: Num recipiente adicione 1 chávena de água e deixe ferver durante 3 minutos. Em seguida adicione uma colher (sopa) ou um saquinho de chá de tomilho. Deixe em infusão durante 5 minutos.

CHÁ DE FOLHAS DE OLIVEIRA: Num recipiente adicione 1 litro de água e deixe ferver durante 2 minutos. Em seguida adicione um punhado de folhas de oliveira e deixe ferver por mais 1 minuto. Deixe arrefecer, coe e faça bochechos 2 vezes por dia.

CHÁ PRETO: Num recipiente adicione 1/2 litro de água, deixe ferver durante 3 minutos, retire do lume e adicione 1 colher (sopa) de chá preto e deixe em infusão durante 5 minutos. Faça bochechos 2 vezes por dia.

Deve lavar os dentes, após as refeições