Remédio caseiro para azia (pirose)

Pirose é o termo médico para designar a azia. A azia é caraterizada por uma sensação de ardor no estômago e no esófago. A azia pode derivar de tensão nervosa, excitação ou por o excesso de acidez no estômago, devida a gastrite, úlcera, hérnia do hiato no esfíngteresofágico, a ingestão de comida em excesso, a má mastigação dos alimentos, alimentos fritos e a alimentos ricos em gordura.

ALGUNS REMÉDIOS CASEIROS PARA AZIA

CHÁ DE CARQUEJA: Ferva 1/2 litro de água e adicione 1 colher de sopa de flores de carqueja, deixe ferver durante 5 minutos, deixe repousar. Beba 2 ou 3 chávenas de chá por dia

BICARBONATO DE SÓDIO: Uma colher de café de bicarnonato de sódio, diluida em meio copo de água. Não deve ser usado por pessoas hipertensas.

COUVE: Faça sumo das folhas e talos da couve. Beba uma chávena 20 a 30 minutos antes do almoço.

ERVA CIDREIRA: Ferva uma chávena de água durante 2 a 3 minutos, em seguida adicione uma colher de chá de folhas de cidreira e deixe repousar durante  5 a 10 minutos: Em seguida coe e adoce com mel, beba 2 a 3 chávenas por dia.

HORTELÃ: Ferva uma chávena de água durante 2 a 3 minutos, em seguida adicione uma colher de folhas e talos de hortelã, deixe repousar durante 5 a 10 minutos. Em seguida coe e adoce com mel. Beba 2 ou 3 chávenas por dia.

SUMO DE CENOURA: Beba 1 ou 2 copos de cenoura por dia.

BANANA: Coma uma banana.

CHÁ DE GENGIBRE: Ferva 1 litro de água, adicione uma colher de sopa de gengibre, deixe ferver entre 5 a 10 minutos. Beba 2 ou 3 chávenas por dia depois das principais refeições.

PÃO OU BOLACHA: Coma um pouco de miolo de pão, ou coma bolachas de água e sal, evite beber água ou outros liquídos, no momento do ardimento. O pão ou as bolachas irão absorver o ácido estomacal.

MOSTARDA: Coma uma colher de mostarda.

CARVÃO VEGETAL: Tome 2 ou 3 comprimidos de carvão vegetal, após as principais refeições.

 

Se durante alguns dias, a azia não desaparcer deve consultar o seu médico.