Radiologia

20 Out, 2012

Radiologia é o ramo da medicina que utiliza raios X, substâncias radioativas e outras radiações no diagnóstico e tratamento de doenças.

A RADIOLOGIA NO DIAGNÓSTICO: A radiologia revela possíveis anomalidades existentes nos ossos, nos órgãos internos e nos dentes. Para que determinados órgãos (como os do aparelho digestivo e os rins) possam tornar-se visíveis numa radiografia, é necessário introduzir-lhes certas substâncias opacas aos raios X, a fim de originar um contraste. O fluoroscópio, que projeta uma imagem contínua num écran, permite observar os órgãos internos em movimento.

Uma outra forma de diagnóstico consiste no uso de radioisótopos, ou formas radioativas de certos elementos. Uma vez que os sais de iodo, quando introduzidos no organismo, se concentram na glândula tirreóidea, utiliza-se o iodo radioativo para diagnosticar alterações daquela glândula. O ferro radioativo é usado no diagnóstico de várias doenças do sangue, incluindo a anemia. Muitas afeções do cérebro, do fígado, dos ossos e dos pulmões podem ser diagnosticadas mediante a utilização de substâncias radioativas.