Queimadura por ácido

29 Mar, 2013

queimadura por acidoA queimadura causada por um ácido forte ou por um álcali, tal como o ácido nítrico, o ácido sulfúrico ou a lixívia. Tanto os ácidos como os álcalis podem dar origem a sérias destruições na pele e nas mucosas, pelo que é necessário agir imediatamente em caso de queimaduras provocadas por estas substâncias. É conveniente lavar a queimadura sem demora e continuar a molhá-la com água. Deve-se retirar todas as peças de roupa atingidas pelo ácido. Se foram afetadas grandes áreas do corpo, a vítima deverá, se possível, tomar um duche, mantendo-se debaixo da água corrente. Se esta solução não for praticável, deverá deitar-se-lhe água para cima.

Nos casos de queimadura por ácido a assistência médica é imprescindível. Quem prestar os primeiros socorros deve assegurar o auxílio de outra pessoa, que providenciará a vinda do médico. Não sendo possível obter ajuda, deverá ser o próprio socorrista a fazê-lo, mas somente após ter lavado as áreas afetadas durante 10 minutos. É  indispensável continuar a aplicar água nas zonas queimadas durante 30 minutos, enquanto se aguarda a chegada do médico. Na impossibilidade de conseguir auxílio médico, deve-se conduzir a vítima ao hospital mais próximo.

Se o ácido, ou o álcali, tiver atingido os olhos, deve-se lavá-los cuidadosamente com água. Para esse efeito, torna-se necessário revirar as pálpebras, para que os olhos fiquem bem abertos e o ácido possa ser totalmente removido. Deve-se proceder a esta lavagem durante 15 minutos. Entretanto, impõe-se telefonar ao médico o mais depressa possível.