Quanto peso devo perder por semana ao fazer dieta?

28 Fev, 2010

Quanto peso devo perder por semana ao fazer dieta?

Atenção

A informação dada pode não coincidir com a sua dieta.

Se já fez alguma dieta, sabe que o típico nestes casos é perder algum peso nas primeiras semanas, depois ir progressivamente tentando atingir o peso ideal e diminuir a velocidade com que se perdem os quilos extra. Tudo demora o seu tempo e se alguém diz que está a perder um quilo e meio por semana, acredite que alguma coisa está errada ou lhe estão a mentir terrivelmente.

Muitas vezes a perda aparente de gordura é somente a perda de água e de massa muscular, não sendo o percentual de gordura corporal afectado. Quando assim é, tudo o que está a fazer é provocar uma repercussão ou efeito yo-yo sobre os quilos perdidos.

Assim, muitas pessoas perguntam-se sobre quantos quilos é normal ou saudável perder numa semana.
Como já foi mencionado, esse valor varia nas semanas, dependendo do tempo de duração da dieta. No entanto, existe um cálculo bastante fiável que diz qual a diminuição de peso aproximado por semana para perder mais gordura do que massa muscular e saúde.
O ideal será que a pessoa sujeita a um regime alimentar não perca mais de 1% do seu peso corporal por semana, ou seja, se pesa 86 quilos, não deverá perder mais de 850 gramas por semana.

É de reparar que este cálculo tem também em linha de conta a perda progressiva de gordura, à medida que o efeito da dieta surge, isto é, quanto menor for o peso, menor deverá ser a percentagem de gramas perdidas.

Seguindo esse conselho, estará a realizar uma perda saudável de peso, principalmente da gordura e não da massa muscular e da sua saúde.