Qual a função da pele?

26 Ago, 2012

A pele é o revestimento exterior do corpo. A pele desempenha diversas funções. Constitui uma barreira contra a invasão dos germes e, simultaneamente, uma proteção forte e flexível para os tecidos que reveste. Por outro lado, ajuda a regular a temperatura do corpo, quer eliminando o excesso de calor, através da transpiração, quer reduzindo a sua perda por meio da constrição dos vasos sanguíneos.

A pele é também um órgão dos sentidos, uma vez que as suas extremidades nervosas reagem à dor, ao calor, ao frio, ao tato e á pressão. É  a pele que fornece grande parte da quantidade de vitamina D necessária ao organismo, produzindo uma substância que se transforma nessa vitamina, quando exposta aos raios ultravioleta da luz solar. Finalmente, na pele estão implantadas estruturas especiais, como as unhas e os pêlos.

A pele é formada por duas camadas distintas, a epiderme, ou revestimento exterior, e a derme revestimento interior . A parte mais superficial da epiderme é constituída por células mortas, que constantemente se vão desprendendo. A  parte mais profunda é formada por células que se multiplicam rapidamente, deslocando-se para o exterior e substituindo continuamente as células mortas. Os pêlos e as unhas, igualmente formados por células mortas, são produzidos por um tipo especial de epiderme, que se prolonga pelo interior da derme.

Uma grande concentração de minúsculos vasos sanguíneos e terminações nervosas está entrelaçada no tecido conjuntivo flexível que constitui a derme, onde se encontram localizadas as glândulas sudoriperas e as glândulas sebáceas.

A pele deve a sua cor não apenas ao sangue, cuja tonalidade é visível através dos tecidos translúcidos, mas também aos vários pigmentos da epiderme. O principal pigmento da pele é a melanina.