Próstata

18 Out, 2012

A próstata é uma glândula masculina auxiliar que envolve a uretra no local em que está ligada à bexiga. Os canais da próstata conduzem para a uretra uma secreção líquida que constitui a maior parte do sémen. A sua função consiste em diluir o líquido testicular, muito espesso, e, provavelmente, estimular os movimentos dos espermatozóides.

AUMENTO DE VOLUME DA PRÓSTATA: Desconhece-se a causa do aumento de volume da próstata, que ocorre, frequentemente, quando o homem atinge os 60 anos. A glândula aumentada de volume exerce pressão sobre o colo da bexiga, dificultando a saída da urina, que, deste modo, tende a acumular-se na bexiga, enfraquecendo-a; uma parte da urina pode também retornar ao rim, causando uma infeção.

O aumento de volume da próstata provoca uma necessidade frequente de urinar. A quantidade de urina eliminada em cada micção é pequena, devido à obstrução da bexiga. O diagmóstico desta afeção é feito por uma analise ao sangue para detetar o antígeno especifico da próstata  PSA, por ultrasom retal,  ou por toque retal, que consiste na apalpação da próstata através do recto. Habitualmente, quando a próstata se apresenta demasiado aumentada, torna-se necessário recorrer à cirurgia.

CANCRO DA PRÓSTATA: Quando se suspeita da existência de um tumor maligno numa próstata hipertrofiada, o diagnóstico deve ser confirmado por biopsia. Neste caso, são grandes as possibilidades de cura quando a afeção é detetada a tempo e tratada por meio de cirurgia e radiações. Todos os homens, em especial quando atingem os 40 anos de idade, devem consultar o médico com regularidade, a fim de procederem a exames rectais.