Principais doenças dos olhos

10 Set, 2012

AS PRINCIPAIS DOENÇAS DOS OLHOS SÃO:

INFLAMAÇÃO DOS OLHOS: É uma afeção frequente dos olhos é a inflamação da esclerótica (a membrana branca do olho) ou das pálpebras, devido a particulas ou bactérias. Se o olho fica avermelhado e a córnea fica intumescida. Ás vezes, uma ou mais glândulas sebáceas da borda das pálpebras ficam infecionadas e pode surgir um terçolho (chamado em medicina HORDÉOLO), que se assemelha, no inicio, a um simples grão.

O ESTRABISMO: É uma afeção comum nas crianças. Deve-se à posição defeituosa dos músculos dos olhos. Tapando com uma venda o olho são, obriga-se a criança estrábica a usar também o olho “vesgo” pois, em caso contrário, a vista permanece defeituosa em virtude do escasso uso. Nos adultos, o estrabismo pode ser solucionado mediante uma intervenção cirúrgica, que corrija a posição dos músculos.

FERIMENTOS DOS OLHOS: Os olhos podem sofrer graves ferimentos ocasionados por objetos cortantes ou por partículas projetadas no ar. Nos lugares de trabalho onde são usados, p. ex., discos de esmeril, os trabalhadores são obrigados a usar óculos protetores. As partículas podem causar inflamações na córnea e também terçolhos. Se um destes aparece diante da pupila, diminui a visão. Ainda mais perigoso é um abjeto espetado no olho ou produz um corte com hemorragia. Uma espingarda de ar comprimido ou uma caçadeira podem ocasionar ferimentos desse tipo. Se um dos olhos é atingido, o olho são, também corre perigo, pois pode ser afetado por uma inflamação alérgica e perder-se, se não se proceder à extirpação do olho afetado.

CATARATA VERDE: O líquido que existe no interior do olho encontra-se a uma certa pressão, regulada pelo equilíbrio muito delicado entre a entrada e a saída de água das câmaras oculares. Se a pressão aumenta, o que se pode medir com um tonómetro, aparece a chamada catarata verde. A pressão comprime a retina e , sobretudo, o nervo óptico, que se deforma e adoece. O paciente com cataratas verde tem o campo visual diminuído, em maior ou menor grau. A visão no campo visual reduzido pode ser perfeita, mas o paciente que sofre dessa doença, vê o mundo como se estivesse olhando através de um estreito orifício.

CATARATA CINZENTA: A pesar da semelhança na denominação, a catarata cinzenta é uma doença diferente da anterior. Com a idade, aparecem turvações no cristalino. Se elas se estendem, é necessário eliminálas para recuperar a visão. A operação às cataratas é uma das intervenções cirúrgicas mais antigas. Para substituir o cristalino, o operado às cataratas deve usar óculos com lentes muito grossas, ou lentes de contacto, para compensar o sistema ótico.