Prevenção e tratamento da tuberculose?

16 Jul, 2012

A prevenção da tuberculose como medida profilática, passa por manter um bom estado geral de saúde e evitar o contacto com doentes tuberculosos. Uma vez por ano, os adolescentes e os adultos devem fazer uma radiografia ao tórax. As crianças devem ser regularmente submetidas ao teste da tuberculina, a fim de detetar se houve contágio com a tuberculose.

Nos casos de tosse persistente (que ultrapasse duas ou três semanas) ou de sensação de cansaço permanente, acompanhada de perda de peso, torna-se necessário consultar o médico sem demora.

Qutra medida prática consiste em nunca beber leite que não seja pasteurizado, pois os animais, mesmo que apresentem aspeto saudável, podem transmitir os gérmenes da tuberculose.

As pessoas atingidas pela tuberculose podem ser tratadas nas suas próprias casas, embora, por vezes, seja aconselhável uma cura de repouso. Surgiram há alguns anos diversos medicamentos capazes de dominar e curar a doença, entre os quais avultam a estreptomicina, a isoniazida e o pas (ácido para-amino-salicílico).