Porque nos rimos de coisas engraçadas?

27 Fev, 2010

Se nos contam uma boa piada, nós rimos. Porquê?

Os seres humanos não são os únicos animais que têm a capacidade de rir. Os sorrisos e gargalhadas foram observados noutras espécies, durante os jogos sociais. Esse comportamento serve como um sinal para o grupo, permitindo espalhar emoções positivas, reduzir o stress e contribuir para a coesão do grupo.

O riso provocado pelo humor, nos humanos, pode ser dividido nas seguintes fases: quando ouvimos uma piada, a primeira parte do humor é a linha que define aquilo que pode ser considerado como um final estranho, fora do lugar ou despropositado.
A segunda fase ocorre na nossa mente, que quer resolver a forma de como interpretar essa surpresa ou incongruência.
E, finalmente, o cérebro está pronto para apreciar todos os passos que, juntos, formam o humor e provocar uma resposta de riso.

O neurotransmissor chamado dopamina, uma substância química do cérebro, é responsável por permitir o progresso do cérebro ao longo desses estágios de humor. A dopamina permite-nos sentir bem quando rimos.

Alguns estudos têm revelado uma melhoria na saúde de pacientes crónicos, quando expostos a estímulos de humor.
Assim é possível afirmar que o riso é muitas vezes um dos melhores medicamentos. Mas lembre-se, piadas más podem ser prejudiciais à saúde.