Por que temos sono após o sexo?

As diferenças entre os sexos, por vezes estreitam ou distanciam uma relação entre duas pessoas.
Efectivamente, mulheres e homens não reagem do mesmo modo perante o acto sexual. As mulheres precisam de carinho, ternura e demonstração de amor, os homens de desfrutar de um relaxamento tão forte que os coloca a dormir.
Desta forma, uma das questões principais para a maioria das mulheres é: porque os homens dormem depois do sexo?

Para explicar é necessário tomar consciência que algumas substâncias produzidas pelo cérebro no momento do sexo, têm efeitos diferentes, dependendo do facto de ser homem ou mulher.

Os estudos têm demonstrado que, aquando do orgasmo, tanto nos homens e mulheres, são produzidas certas substâncias, como por exemplo, a oxitocina, vasopressina, o óxido nítrico, noradrenalina e prolactina, entre outros.

Nas mulheres, a liberação da oxitocina, vasopressina e prolactina proporciona a proximidade afectiva com o seu parceiro, daí preferirem abraçá-lo a senti-lo dormir imediatamente.
Nos homens, no entanto, o aumento da produção de prolactina desencadeia uma sensação de sonolência, uma vez que ficam extremamente relaxados e satisfeitos. Por sua vez, a produção de ocitocina e vasopressina no homem está fortemente associada com a produção de melatonina, reguladora do relógio biológico.

Quais as causas? Explicações sociobiológicas indicam que o homem necessita de um tempo de recuperação para reiniciar um novo acto sexual. Assim é possibilitada a reenergização, criando condições para aumentar o sucesso reprodutivo do acto sexual.

O homem e a mulher são definitivamente diferentes, mas como seres racionais, têm a capacidade de superar alguns determinantes biológicos, nomeadamente na actividade sexual. O homem pode aprender a não cair no sono imediatamente e a proporcionar toda uma série de carinhos, ternura e paixão à sua parceira, que com ele partilhou uma viagem maravilhosa que levou ao auge do prazer.

Amor após o amor é a chave.