Pneumotórax

8 Dez, 2012

Pneumotórax é a presença de ar na cavidade pleural. O pneumotórax impede a expansão dos pulmões durante a inspiração.

Outrora, recorria-se frequentemente ao pneumotórax artificial no tratamento da tuberculose. Por meio da introdução de ar na cavidade pleural, tornava-se possível colapsar o pulmão afetado, que deste modo permanecia inativo, curando-se mais facilmente. Esta forma de tratamento é hoje raramente utilizada.

O pneumotórax traumático ocorre quando o ar penetra na cavidade torácica, em consequência de lesões, como perturbações de balas, de rotura da pleura causada por explosões, de fratura das costelas ou de esmagamento do peito, devido a acidente.

Em algumas doenças pulmonares graves, como a tuberculose e o enfisema, verifica-se por vezes a perfuração da pleura, dando origem a um pneumotórax espontâneo. Esta afeção pode também manifestar-se, sem causa aparente, em jovens saudáveis. Geralmente, o pneurotórax espontâneo cura-se sem qualquer tratamento além do repouso.

No pneurotórax sufocante, ou hipertensivo, o tecido que cobre um orifício acidental ou espontâneo na pleura não se encontra perfeitamente aderente, atuando como válvula, isto é, permitindo a entrada do ar na cavidade pleural, mas impedindo a sua saída. Desta forma, a pressão aumenta a cada inspiração, o coração é deslocado e ambos os pulmões podem colapsar. O pneumotórax sufocante é uma situação de emergência que exige tratamento médico imediato.