Pneumonia

12 Dez, 2012

A pneumonia é uma inflamação aguda dos pulmões, em que os alvéolos se apresentam de tal modo cheios de líquido que a respiração se torna difícil.

TIPOS DE PNEUMONIA: Uma forma de pneumonia bastante frequente, a pneumonia lobar aguda, é geralmente causada pelos pneumococos (um tipo de bactéria). Estes germes existem normalmente na boca e na garganta de pessoas saudáveis; contudo, quando as resistências do organismo se encontram diminuídas, devido a constipação, gripe ou estado geral de saúde deficiente, estas bactérias podem originar uma pneumonia.

Antes do aparecimento dos antibióticos, como a penicilina, e das sulfamidas, a pneumonia lobar aguda era uma doença muito grave, frequentemente fatal. Hoje em dia, existem excelentes probabilidades de cura total, desde que o tratamento seja iniciado a tempo.

A pneumonia lobar aguda, pode afetar um ou mais lobos do pulmão. Quando ambos os pulmões são atingidos, a afeção é designada por «pneumonia bilateral» ou, popularmente, «pneumonia dupla». Na broncopneumonia, a infeção está localizada nos alvéolos que circundam os bronquíolos.

A pneumonia atípica primária, ou pneumonia por vírus, é mais frequente entre os adultos jovens do que a forma anterioremente descrita. Embora de considere que a pneumonia atípica primária é provocada por vírus, outros microorganismos podem ser responsáveis por esta afeção. Geralmente, a doença dura cerca de dez dias, se bem que o doente possa sentir-se fraco e fatigado durante um período de tempo mais longo. O tratamento com um antibiótico, como a tetraciclina, é por vezes eficaz.

A pneumonia pode igualmente ser causada por uma acumolação de líquidos nos pulmões, por corpos estranhos, como particulas de alimentos ou por irritação provocada por substâncias químicas. Durante as intervenções cirúrgicas, deve-se ter o cuidado de remover as secreções da boca e do nariz do paciente por meio de sucção, para que estas não se introduzam nos pulmões. Após recobrar a consciência, o doente deve ser instruído no sentido de tossir e fazer exercícios respiratórios, a fim de evitar o desenvolvimento de uma pneumonia.

A pneumonia hipostática pode surgir em pessoas de idade que tenham de permanecer no leito durante longos períodos de tempo. As mudanças frequentes de posição ajudarão a evitar a acumulação de líquidos nos pulmões. A aplicação de gotas oleosas para o nariz e a inalação acidental de determinados produtos químicos de uso doméstico podem também provocar uma pneumonia.