Pleurisia

8 Jul, 2012

A pleurisia é uma inflamação da pleura, a membrana que reveste cada um dos pulmões e forra a cavidade torácica. Os sintomas da pleurisia consistem em febre, tosse, respiração dificil e dores no peito. Existem duas formas de pleurisia: a pleurisia seca e a pleurisia líquida.

Na pleurisia seca, as duas superfícies pleurais inflamadas roçam uma na outra sempre que o doente inspira, provocando uma dor aguda e muito intensa. Esta dor pode ser aliviada por meio de analgésicos ou ligando as costelas, a fim de limitar os movimentos do peito. Habitualmente, este tipo de pleurisia surge como uma complicação da pneumonia.

A pleurisia líquida (também chamada, pleurisia com derrame) é geralmente mais grave que a pleurisia seca, embora seja menos dolorosa. O  aparecimento de líquido entre as superfícies pleurais pode provocar a compressão do pulmão e dificultar a respiração. O coração fica sujeito a um maior esforço. A pleurisia líquida pode surgir como complicação de tuberculose, pneumonia, neoplasia do pulmão, doenças dos rins, doenças cardíacas e outras doenças. Em geral, o líquido tem de ser extraído por meio de um tubo. Por vezes, este líquido apresenta-se infectado por bactérias que dão origem à formação de pus. Nesse caso, a pleurisia é chamada «empiema», ou «pleurisia purulenta».