Pielite

20 Fev, 2013

PielitePielite é a inflamação do bacinete renal, onde terminam os cálices renais e donde a urina é expulsa para a bexiga, através dos ureteres. A pielite resulta de uma infeção que, frequentemente, provém das porções inferiores do aparelho urinário e atinge o rim. Em certos casos, porém, a infeção está localizada noutra área do organismo e atinge o rim através do sangue ou da linfa.

A pielite ocorre especialmente entre os diabéticos e nas mulheres grávidas. Os seus sintomas incluem dores nas costas, ao nível dos rins, de um ou dos dois lados, arrepios, febre e uma sensação de ardor durante a micção. A pielite provoca ainda uma necessidade frequente de urinar, embora o volume de urina se apresente reduzido. A urina pode vir acompanhada de sangue ou pus.

As sulfamidas a penicilina e outros antibióticos são bastante eficazes no tratamento da infeção, que deve ser iniciado aos primeiros sintomas da doença. Se não for prontamente tratada, a pielite pode alastrar a todo o rim e ocasionalmente, provocar lesões renais permanentes.