Picadas de aranha

26 Ago, 2012

Embora raras, as picadas de aranhas venenosas são extremamente dolorosas.

A viúva-negra mede cerca de 1 cm de comprimento, é de cor escura e apresenta uma mancha vermelho-alaranjada no dorso. A picada desta aranha (só a femea é que ataca) produz uma dor repentina, mas pouco duradoura. Cerca de uma hora após a picada, o veneno, que ataca os nervos, provoca rigidez dos músculos abdominais. Mas tarde, podem surgir sintomas como dificuldade respiratória, tremores e dores intensas nos membros. Eventualmente, ocorre a morte. A vítima da picada desta aranha deve ser imediatamente transportada para um hospital, onde lhe será administrado um  soro específico e cuidados médicos necessários.

O veneno da aranha-castanha possui uma substância que destrói os tecidos e provoca uma inflamação extensa na zona da picada. A administração de cortisona ou anti-histamínicos impede o alastramento da inflamação e favorece a sua cura.

A picada da tarântula provoca geralmente uma dor intensa e inflamação da zona atingida. Por vezes,surgem outros sintomas, como dores articulares, mal-estar geral e ansiedade. Na América Central e do Sul existem várias espécies desta aranha, cuja picada pode ser fatal.