Perturbaçãoes digestivas do bebé

9 Dez, 2012

ALGUMAS PERTURBAÇÕES DIGESTIVAS DO BEBÉ

VÓMITOS: A maior parte dos bebés vomita, ou «bolça», de vez em quando, geralmente logo apos a refeição. O facto é perfeitamente normal, mesmo que ocorra diariamente, desde que o bebé seja saudável e aumente de peso. Se ele não estiver em boas condições de saúde, se vomitar mais que uma vez por dia e, sobretudo, se tiver vómitos abundantes, é necessário consultar o médico.

CÓLICAS: Muitos bebés têm cólicas até cerca dos três meses de idade, manifestando-as por choro, movimentos das pernas e expulsão de gases. Em tais ocasiões, para aliviar o bebé, é aconselhável deita-lo de bruços e dar-lhe umas palmadinhas nas costas. O médico tentará descobrir a causa das cólicas, a fim de as eliminar.

DIARREIA: Geralmente, os bebés muito pequenos evacuam até  cerca de dez vezes por dia, com fezes bastante soltas. As fezes dos bebés alimentados ao peito têm o aspeto de alpista e uma cor amarelo esverdeada; as dos bebés alimentados a biberão tendem a apresentar-se mais pastosas, soltas e amareladas. Contudo, se o número de evacuações aumentar excessivamente e as fezes se tornarem aquosas e esverdeadas, deve-se consultar o médico.

OBSTIPAÇÃO: Um bebé alimentado ao peito quase nunca sofre de obstipação (prisão de ventre). No entanto, se tiver os intestinos presos, convém dar-lhe um pouco de sumo de fruta (laranja, uva ou ameixa) coado, começando por uma colher de chá e aumentando para duas, no dia seguinte, caso a primeira dose não tenha resultado.

Um bebé alimentado a biberão está mais sujeito a prisão de ventre. Quando ele evacuar com dificuldade e poucas vezes, deve-se dar-lhe igualmente sumos de fruta. Se a obstipação persistir, não se deve fazer qualquer outro tratamento sem consultar o médico.