Os rins

22 Set, 2012

Os rins são um par de órgãos extremamente importantes, localizados na parte posterior da cavidade abdominal, um de cada lado da coluna vertebral, logo abaixo das costelas.

Os rins regulam o volume, a composição e a acidez dos líquidos do organismo, fazendo passar através do seu sistema de filtros mais de 60 litros de sangue por hora. O sangue vindo do coração é transportado até aos rins pelas artérias renais. Quando os líquidos e os sais existentes no sangue passam através das microscópias unidades de filtragem, chamadas «nefrónios», a maior parte da água e os sais de que o organismo necessita são reabsorvidos ao nivel dos túbulos e voltam ao coração, transportados pelas veias renais. O excesso de água e outros produtos de desassimilação constituem a urina; esta passa em pequenos compartimentos que comunicam com a parte central do rim e é drenada para a bexiga através dos ureteres.

Em condições normais de saúde, a sede regula a ingestão da qualidade de líquidos necessária ao organismo, que deve produzir mais de um litro de urina por dia. Uma grande quantidade de água é também eliminada por evaporação, ao nível dos pulmões e da pele. Normalmente, a secreção de urina aumenta quando se verifica uma descida da temperatura atmosférica, uma vez que os rins têm uma grande capacidade funcional, pelo que é possível viver apenas com um rim. Contudo, é impossível sobreviver sem uma adequada função renal.