Órgãos genitais

8 Nov, 2012

Em geral, sob esta designação são referidos apenas os órgãos sexuais externos.

Os órgãos genitais masculinos são formados pelos testículos (que produzem os espermatozóides) e pelo pénis, através do qual o líquido seminal (sémen) é ejaculado para a vagina feminina no ato sexual. Os testículos desenvolvem-se dentro da cavidade abdominal e descem gradualmente para o escroto.

Os testículos iniciam a sua atividade na puberdade, passando a produzir os espermatozóides e as hormonas sexuais masculinas. De cada um dos testículos parte um longo canal, na direção da bexiga, o canal deferente, que está ligado à uretra. No ponto de confluência, outros líquidos atingem a uretra e misturam-se com as células espermáticas, produzidas pelos testículos, para formarem o sémen.

Esses líquidos são produzidos pelas duas vesículas seminais, situadas cada uma ao lado do canal deferente respetivo e pela glãndula prostática, ou próstata, localizada logo abaixo da bexiga.

A extremidade do pénis está protegida por uma prega de pele designada por «prepúcio». Por vezes. o prepúcio é removido cirurgicamente, por meio de uma operação simples, chamada circuncisão. Em certos casos, o prepúcio exige cuidados especiais de higiene. O pénis contém uma rede de pequeníssimos vasos arteriais que se enchem de sangue em consequência do estímulo sexual, pelo que este órgão se torna duro e ereto, de forma a permitir a realização do ato sexual.

Os órgãos genitais femininos (vulva) são constituídos por duas pregas (os grandes e os pequenos lábios) que rodeiam a abertura da vagina, incluindo ainda o hímen e o clítoris.