Ómega 3, qual a quantidade que se pode ingerir?

10 Out, 2010

Existe algum limite quantas gramas de ómega 3 que você pode tomar? Qual seria o limite? Não há(limite superior tolerável) para o ómega-3 e ómega-6 (PUFAs). Por exemplo, consumir grandes quantidades de PUFAs poderiam causar-lhe perder os benefícios de outras matérias, tais como gorduras monoinsaturadas, ou levá-lo a comer muita gordura total. Muitos especialistas recomendam que os PUFAs devem fazer-se de 5 a 10% de suas calorias na dieta.
O resto das calorias de gordura viria a partir das gorduras monoinsaturadas como as encontradas nas azeitonas e abacates e / ou gorduras saturadas da carne, laticínios e óleos tropicais.
As gorduras dos óleos hidrogenados e frituras devem idealmente ser mantidas a um mínimo absoluto.
Quanto aos perigos de tomar muito ómega 3, isso depende se está falando de 10g de óleo de linho, que fornece o ácido alfa-linolênico (ALA), ou 10g de óleo de peixe, que contém muitas formas mais biologicamente activas de ómega 3 (EPA e DHA). Dez gramas de óleo de peixe poderia criar alguns problemas, tais como interferir com a coagulação sanguínea e função imune (para não mencionar aflição digestiva).