Óculos

27 Set, 2012

Os óculos corrigem ou melhoram a visão deficiente. As lentes são feitas de vidro ou plástico e convenientemente graduadas para ajudar a corrigir o defeito.

EXAMES DOS OLHOS: Os olhos devem ser examinados, pelo menos, de dois em dois anos. Nas crianças, devem sê-lo desde muito cedo; certos defeitos do olho, tal como a ambliopia (visão dimiduída), tornam-se muito mais difíceis de corrigir ou melhorar depois da primeira infância.

Um oftalmologista é a pessoa mais qualificada para proceder ao exame do olho.

Como médico, pode não só indicar óculos, como também examinar os olhos, detetar as doenças e tratá-las. Um optometrista pode apenas receitar óculos.

Lentes e óculos: Três defeitos vulgares produzidos por desvios da forma ou estrutura dos olhos são miopia (dificuldade em ver ao longe), a hipermetropia (dificuladade em ver ao perto) e o astigmatismo. Estes defeitos são corrigidos por meio de lentes graduadas de diversas formas, côncava, convexa e cilíndrica, respetivamente, que levam a imagem até ao foco definido na retina. As lentes bifocais são feitas de dois tipos de lentes diferentes ligadas entre si, a de cima para ver ao longe, a de baixo para ver ao perto. As lentes de contacto são lentes pequenas, virtualmente invisíveis, fixadas aos olhos.