O que uma grávida deve comer

22 Out, 2012

Durante a gravidez, a mulher deve comer mais calorias do que comia antes desta fase. Tem que se alimentar a ela e ao bébe que se encontra em crescimento, devendo para tal escolher alimentos ricos em nutrientes. Uma grávida deve consumir mais  200 calorias por dia durante o segundo e o terceiro trimestre. A grávida que esteja de boa saúde não necessita de comer mais do que 2.000 calorias diárias no primeiro trimestre.

A mulher, 1 a 3 meses antes da conceção e nos primeiros três meses de gravidez, deve tomar um suplento de ácido fólico, pois este reduz o risco no tubo neural. Outros nutrientes necessários durante a gravidez incluem a vitamina B12 para formar glóbulos vermelhos saudáveis, cálcio para fortalecer o esqueleto do bébe e o ferro que é utilizado na formação de glóbulos vermelhos da mãe e do feto.

 ALIMENTOS QUE DEVE CONSUMIR DURANTE A GRAVIDEZ

ÁCIDO FÓLICO: O ácido fólico encontra-se na carne de aves, hortaliças frescas, fava, feijão, bróculos, espinafres, gema de ovo e laranja.

CÁLCIO: Um adequado consumo de cácio durante a gravidez é muito importante. Alguns alimentos ricos em cálcio são laranja, amêndoa, leite pasteurizado, espinafre, sardinha, salsa, gão de bico, soja e  frutos secos.

FIBRA: Deve aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibra, como os cereais integrais e legumes, cogumelos e alho, pois ajudam a prevenir a obstipação.

FERRO: Nos alimentos ricos em ferro estão incluídos, carne vermelha, espinafres, feijão frade, leguminosas, agrião, nozes, frutos secos e hortaliças.

LIQUIDOS: Deve beber no mínimo 2 litros de água por dia, para ajudar a digestão e a produção de sangue.

PROTEÍNA: Deve consumir duas a três vezes por dia, peixe, carne vermelha, carne de aves, soja,  leguminosas e ovos.