O que são gémeos?

1 Set, 2012

Gémeos são crianças nascidas, num só parto, da mesma mãe.  A probabilidade do nascimento de duas crianças gémeas é aproximadamente de um para cinquenta e dois. O nascimento de três ou mais crianças gémeas é muito mais raro. A conceção de gémeos parece ser uma tendência familiar, que se transmite de mãe para filha. As hormonas também têm influência no nascimento de gémeos, e, um certo número de casos resultou da administração de hormonas sexuais femininas destinadas a favorecer uma conceção ou, pelo contrário, a evitá-la.

Em cada três pares de gémeos, dois são gémeos fraternos, ou bivitelinos. No caso de gémeos fraternos, as duas crianças desenvolvem-se a partir de dois óvulos diferentes, que casualmente foram fecundados ao mesmo tempo; podem ou não ser do mesmo sexo e são diferentes uma da outra como quaisquer outros dois membros da mesma família.

Os gémeos idênticos. ou univitelinos, desenvolvem-se a partir de um só óvulo fertilizado. Numa fase muito inicial do seu desenvolvimento, o embrião divide-se de uma forma irregular, dando origem a dois seres que são geneticamente idênticos. Estes gémeos são sempre do mesmo sexo, apresentam o mesmo tipo sanguíneo e possuem a mesma cor de olhos. Em casos muito raros, os gémeos univitelinos nascem ligados.