O que são anestésicos?

7 Set, 2012

Anestésicos são substâncias capazes de produzir a perda das sensações ou sensibilidade à dor. Há dois tipos principais de anestésicos: os anestésicos locais, que provocam a perda de sensibilidade num local ou área limitada do organismo, e os anestésicos gerais, que provocam o mesmo efeito em todo o organismo.

A administração dos anestésicos está incluída num ramo muito complexo da medicina conhecido pelo nome de «anestesiologia». Por vezes, não se trata apenas de aplicar um único anestésico. Vários compostos químicos podem ser usados numa anestesia geral. Um deles, por exemplo, pode ser utilizado para produzir rapidamente a perda da consciência; outro, para o relaxamento muscular; outro ainda , para provocar um sono profundo e prolongado. Todos estes agentes anestésicos devem ser administrados em proporção equilibrada.

O anestesista tem à sua disposição uma variada gama de anestésicos e de métodos para serem usados durante as intervenções cirúrgicas. Escolhe de acordo com o operador o método e os anestésicos mais adequados para o doente em causa. É habitual dar a conhecer previamente ao doente o método e o anestésico que virão a ser utilizados.