O que é uma concussão?

30 Jul, 2012

Concussão é uma lesão no cérebro, provocada por uma forte vibração ou um grande abalo mecânico, que pode ou não ser acompanhada de fratura do crânio. Um indivíduo que tenha sofrido uma concussão causada por uma queda ou uma pancada na cabeça pode sentir tonturas, perturbações na visão e fortes dores de cabeça. Se a concussão for muito grave, pode perder a consciência e apresentar uma respiração irregular.

Sempre que houver suspeita de que a vítima de um acidente possa ter sofrido lesões no cérebro ou na medula espinal, não se deve removê-la até que lhe seja prestada assistência médica. É indicado agasalhá-la com um casaco ou um cobertor, para evitar que arrefeça, mesmo que haja calor.

Não se lhe deve dar um estimulante de qualquer espécie, nem tentar lavar ou ligar quaisquer ferimentos que possam existir. Se a respiração começar a falhar, torna-se urgente a aplicação de respiração artificial.

Estas precauções são necessárias para evitar maiores danos, caso tenha havido uma fratura de crânio ou lesões na coluna vertebral.

Quando se trata de uma simples concussão, os sintomas desaparecem gradualmente, verificando-se a completa recuperação num período de dias ou semanas.