O que é uma anemia?

26 Ago, 2012

Anemia é uma alteração do sangue que se verifica quando existe uma diminuição do número de glóbulos vermelhos ou quando a percentagem de hemoglobina é inferior à normal. A hemoglobina é o pigmento que dá cor vermelha ao sangue. As células da série vermelha, glóbulos vermelhos, ou eritrócitos, são importantes para a respiração, uma vez que transportam o oxigénio dos pulmões, a fim de ser eliminado. Os glóbulos vermelhos (eritrócitos) são produzidos na medula óssea. Normalmente, há quatro a cinco milhões no sangue.

Habitualmente, a anemia não é uma doença, mas sim um sintoma que acompanha algumas doenças. Em estados avançados de doenças graves, como tumor canceroso e esclerose renal, a anemia aparece em consequência de estarem enfraquecidos os processos normais de produção e purificação do sangue. Nas suas formas mais ligeiras, a anemia não é uma situação grave; quase todas as pessoas, em diferentes fases da vida, já sofreram de anemia.

SINTOMAS: A anemia pode declarar-se de muitas maneiras, conforme a sua gravidade, e denuncia-se por uma acentuada palidez; esta perda de cor é particularmente visível no leito das unhas, nos lábios, nas palmas das mãos e dos pés e na mucosa das pálpebras. Pode provocar uma sensação constante de cansaço. Nos casos graves, surgem tonturas, dispneia e perda de apetite. Uma análise de sangue confirmará a deficiência de hemoglobina no sangue.