O que é uma alergia?

24 Ago, 2012

Uma alergia é uma reação dos tecidos orgânicos de pessoas sensíveis a certas substâncias. Estas substâncias causadoras de alergias, que nos rodeiam e estão em toda a parte, chamam-se «alérgenos». Os pêlos dos animais, as poeiras, o pó da casa e o pólen das flores são alguns exemplos de alérgenos.

A febre dos fenos, reação alérgica que se traduz por espirros e olhos lacrimejantes e inflamados, não é desencadeada pelos fenos, conforme se acreditou durante muito tempo, mas pelos pólenes das plantas(constituidos por células reprodutivas masculinas) que se espalham no ar sob a forma de pó. Os pólenes são geralmente amarelos, mas podem ser também vermelhos, azuis ou verdes.

Todos sabemos que a picada uma abelha pode provocar a morte de uma pessoa que esteja sensibilizada ao veneno desse inseto, mas nem todos temos conhecimento de que as alergias podem ser produzidas por uma infinidade de substâncias presentes no ar que respiramos, nos alimentos e bebidas que tomamos, nas roupas que vestimos e nos objetos em que tocamos.

TIPOS DE ALERGIA MAIS COMUNS: A febre dos fenos é um tipo muito frequente de alergia. Pode ser causada por pólenes de diversas proveniências: flores, árvores , relvados, ect.

O pólen pertence ao grupo dos alérgenos conhecidos por «inalantes», isto é , inspirados juntamente como o ar. Outros alérgenos deste grupo são também aerotransportados, esporos de fungos (semelhantes aos que produzem bolor no pão), poeiras das casas ( um dos principais causadores de sintomas alérgicos), pêlos de animais, cosméticos e perfumes.

Os alimentos são frequentemente causa de alergias. Os que mais vulgarmente originam alergias são o leite, os ovos, o peixe, os morangos, o chocolate e a carne de porco. Podem produzir náuseas, vómitos, urticária ou sintomas idênticos à febre dos fenos.

As dermatites de contacto são inflamações da pele que podem surgir quando esta é posta em contacto com alérgenos potenciais como peles, couros, nylons, plantas, flores, tintas, cosméticos, produtos químicos industriais e inseticidas.

A urticária é igualmente uma reação alérgica, como também o são muitos casos de asma brônquica.