O que é um tumor maligno?

14 Jul, 2012

O crescimento descontrolado de células provoca uma tumefação, ou tumor. Este pode ser maligno ou benigno.

O tumor benigono pode ser pequeno ou grande; nestes último caso, pode crescer excessivamente e causar perturbações. No entanto, ao contrário do tumor maligono, o tumor benigno não é invasivo, isto é, não tende a alastrar.

O tumor maligono (câncer ou cancro) é uma massa iniforme que cresce progressivamente, de forma desordenada, podendo desenvolver-se rapidamente ou, pelo contrário, expandir-se devagar. O principal perigo deste tipo de tumor consiste no facto de cescer continuamente e não ficar confinado a determinada área, pelo que se torna indispensável tratá-lo ou extirpá-lo sem perda de tempo.

Se não forem controladas, as neoplasias malignas (tumores cancerosos) desenvolvem-se até ao ponto de os tecidos em crescimento se amontoarem e comprimirem outros órgãos. O tumor impede que os órgãos desempenhem as suas funções e priva as células sãs do seu abastecimento de sangue. A lguns tumores maligonos expandem-se como um fofo violento, destruindo todos os órgãos à sua volta. Pedaçõs de tecido canceroso podem soltar-se e ser levados pela corrente sanguínea ou pela linfa, indo reproduzir-se e desenvolver-se em qualquer outra região do corpo.

Geralmente, é necessário examinar um ou mais cortes do tumor ao microscópio, a fim de se descobrir qual a sua natureza. Só o médico pode diagonosticar se o tumor é benigno ou maligno.