O que é um anti-histamínico?

26 Ago, 2012

Um anti-histamínico é um medicamento utilizado para tratar os sintomas típicos das constipações e das alergias: coriza, seios nasais congestionados e fluxo nasal. Numa alergia, certas substãncias que provocam irritação, os alérgenos (tais como os pólenes, as poeiras da casa, os fungos e os pêlos dos animais ), entram em contacto com o organismo e desencadeiam a produção de histamina, que vai ocasionar os sintomas acima descritos, além de urticária. Uma medicação anti-histamínica poderá, por vezes, e numa certa medida, reduzir ou evitar esses sintomas. No entanto, não cura a constipação nem a alergia.

Uma grande variedade de anti-histamínicos é vendida sem receita médica, em qualquer farmácia. Como os seus resultados variam de indivíduo para indivíduo, apenas o médico poderá indicar o mais adequado.

Os anti-histamínicos têm frequentemente efeitos secundários. Podem, por exemplo, provocar sedação ou sonolência de um modo semelhante aos sedativos. Devem ser utilizados com grande cuidado (ou mesmo evitados) por quem tenha de conduzir um automóvel logo a seguir. Normalmente, a literatura que acompanha estes medicamentos chama a atenção para esse perigo.

Podem ainda manifestar-se outros efeitos secundários, como tonturas e sensação de boca seca e fraqueza. Portanto, é aconselhável tomar os anti-histamínicos ao deitar.