O que é um analgésico?

25 Ago, 2012

Um analgésico é um medicamento que atnua as dores. Um analgésico não elimina a causa da dor, limita-se a torná-la mais suportável. A aspirina é, possivelmente o mais conhecido dos analgésicos.

A dor é um sinal de alarme natural, um aviso de que algo está a interferir no funcionamento normal do organismo. Tal como uma dor de dentes é um aviso de que devemos ir a um dentista, qualquer dor intensa ou persistente em qualquer zona do corpo é uma indicação de que devemos consultar um médico, Há, contudo, muitas dores e indisposições ligeiras que podem ser aliviadas com um simples analgésico como a aspirina, que, no entanto, não deve ser tomada em excesso. A aspirina não é recomendada a pessoas que sofram de ulceras pépticas.

A fenacetina, um dos muitos substitutos da aspirina, é o componente principal de uma série de medicamentos muito generalizados, vendidos sem receita médica. Ao contrário do que se tem pretendido, a fenacetina não é mais eficaz do que a vulgar aspirina, sendo até potencialmente mais tóxica.

Se um analgésico não aliviar a dor num período de 24 horas ou se a dor regressar periodicamente após cessar o efeito do anágisico, impõe-se consultar o médico assistente. Quando a dor for intensa, o clinico poderá receitar um analgésico como a codeína, que exija prescrição médica. Há ainda outros analgésicos utilizados no caso de dores de cabeça persistentes (cefaleias), quando a aspirina se mostra ineficaz. Contudo, é importante não depender de nenhum destes medicamentos, especialmente quando contenham codeína. Alguns deles provocam habituação, pelo que devem ser tomados segundo indicação da receita, jamais em dose maior do que a prescrita e apenas durante o período de tempo estabelecido pelo mádico.

Para além dos medicamentos, existem tratamentos simples que têm efeito analgésico. A aplicação de um saco de água quente, a utilização de uma almofada elétrica ou um banho quente são benéficos recursos nos casos de dores musculares. No entanto, não se deve aplicar calor no abdómen sempre que haja suspeita de apendicite. muitas vezes, um saco de gelo ou uma compressa fria são suficientes para aliviar a dor de uma entorse. Certas dores ligeiras poderão desaparecer mediante repouso e algumas horas de sono.